60+ (Público Maduro)

Vivência com histórias para a Terceira Idade


A vivência busca resgatar a prática milenar de contar histórias tendo como protagonistas pessoas a partir dos 60 anos de idade, com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância das pessoas mais velhas como detentoras de saberes e experiências enriquecedoras. A proposta visa a realização de oficinas presenciais ou virtuais de 90 minutos com duração de 3 meses.

 

Durante as atividades, por meio da escuta de histórias da tradição oral, busca-se resgatar o papel das pessoas mais velhas como guardiãs das memórias, promovendo um espaço de escuta ativa e valorização de suas vivências. Os participantes também compartilham suas histórias, pontos de vista e reflexões sobre suas trajetórias de vida. Para isso, são propostos  jogos teatrais e outras atividades lúdicas, a fim de explorar a expressão corporal, criatividade e desinibição, para que se sintam confortáveis e confiantes durante o processo de compartilhamento. Também são trabalhadas atividades que desenvolvem a memória, utilizando imagens como recurso. Os encontros são permeados de música e brincadeiras, dando leveza para a atividade. Ao trabalhar com o corpo, mente e expressão artística, a vivência proporciona uma experiência enriquecedora e transformadora. Os participantes têm a oportunidade de ampliar suas percepções da realidade, ressignificar suas trajetórias de vida e fortalecer sua autoestima.

Ao final, é promovido um sarau aberto para celebrar e contar as histórias trabalhadas durante os encontros. Isso possibilita não apenas que os participantes sejam ouvidos e reconhecidos, mas também que as histórias escolhidas sejam preservadas e transmitidas, fortalecendo os laços intergeracionais e promovendo a valorização das pessoas idosas como agentes ativos na transmissão de conhecimento e sabedoria.

Os participantes recebem uma apostila contendo os contos trabalhados nas oficinas.