Arlekrim para Todos
Contação de histórias não é só para criança?
Ouvimos e contamos histórias muito antes do surgimento da infância, como uma faixa etária especifica antes de nos tornarmos adultos.
Narração de histórias para adultos é uma atividade que busca recuperar essa prática tão antiga quanto a nossa existência. A partir dos contos da tradição oral, recuperamos o pensamento simbólico contido nas histórias. Acredito que a aproximação dos adultos com o mundo lúdico e simbólico traz um aspecto regenerativo do ponto de vista psicológico. Além disso, o ouvir e contar histórias recupera momentos de encontros, tão raros nos contextos urbanos permeados de tecnologia em que vivemos.
O que conto? Por que conto? Conto contos que me movem como ser humano, que me tocam na alma. Quando escolho um conto é porque ele já me escolheu, no sentido de que ele já dialoga com a minha alma. É um jeito intuitivo de escolher. No entanto, quando analiso os símbolos que aquele conto carrega percebo que ali tem questões importantes a serem discutidas como: morte, fé, as relações humanas, alegria, cooperação, trazendo um tipo de entendimento do mundo em que vivemos. Mas os contos, acima de tudo, estão dentro do espectro do divertimento, nem sempre alegres, mas que nos tira dos afazeres do dia a dia para um universo sem tempo nem espaço, onde temos a possibilidade de dar um outro sentido à vida.
Oficina para professores
UMBANDOdeDOIS
Coletivas